segunda-feira, fevereiro 2

Resenha - Perdão, Leonard Peacock

Olá, amores! Hoje, eu vim aqui conversar com vocês sobre um livro lindo que li no final de 2013: Perdão, Leonard Peacock. Foi um dos melhores livros do ano, e eu recomendo para todo mundo. Sabe aquela história que você lê e quer sair jogando pela janela para todo mundo ler? Foi o que aconteceu comigo. Vamos começar?




Ano: 2013 / Páginas: 224
Idioma: português 
Editora: Intrínseca


Sinopse: Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto.






Opinião: Leonard é um adolescente de 17 anos completamente frustado e desiludido. A mãe dele é apaixonada por moda, então se mudou para uma cidade maior, deixando o filho para trás, para ter mais oportunidades - na visão do Leonard, ela só queria ficar a sós com o namorado.
É triste acompanhar o dia a dia do personagem, porque ele não tem amigos, namorada ou família. Por conta disso, Leonard decide se matar no dia do seu aniversário - não antes de matar o ex melhor amigo. 
A história é narrada em primeira pessoa pelo Leonard mas, mesmo assim, o motivo do desejo que ele tem em matar o ex melhor amigo é mantido em segredo - então, não sou eu que direi aqui.
Antes de se matar, Leonard decide presentear as 4 pessoas que são importantes, de alguma forma, para ele. 

1- Seu vizinho, Walt. É extremamente triste/fofa/emocionante a despedida deles. Walt é como o melhor amigo de Leonard com 80 anos. O velhinho percebe que tem algo errado e tenta convencer, sem sucesso, o menino a filar aula e passar o dia assistindo filmes com ele.
2- O violinista, Baback. Baback estuda na mesma escola que o Leonard e toca violino. Pra falar a verdade, não entendi porque o Leonard quis se despedir dele. Eles não eram próximos, mal se falavam. Sério, foi meio sem lógica.
3- Sua paixão quase platônica, Lauren. A Lauren é meio filha da put*. Ela tem namorado e, na visão do Leonard, "dá em cima dele". A forma como eles se conheceram é inusitada - não direi para deixar vocês com vontade ler. 
4- O professor de História, Herr Silverman. (Repararam que se traduzirmos o nome do professor de História fica "homem de prata") Talvez, esse professor seja a pessoa mais importante na vida do Leonard. Agora, vocês devem estar pensando: "Que vidão. A pessoa mais importante do menino é o professor". De fato, a vida do Leonard não é das melhores. Mas o Herr Silverman vai se tornar importante até para você. Ele tem umas conversas muito legais com o Leonard, que dá para tirar bastante coisa pra nossa vida.



O enredo é esse, basicamente. Eu paguei 24 dilmas e 90 michels. Foi barato, se levarmos em conta que comprei em loja física. Vou ser bem sincera, eu não sabia nada da história quando comprei. O que me fez querer ler foi essa frase: 

Fala a verdade: dá ou não dá vontade de ler?


Os quotes, a fluidez, a construção dos personagens são perfeitos. Eu amo esse livro demais. Acho que li na época perfeita da minha vida. Não sei se absorvi tudo o que tinha para absorver deste livro, mas o que entendi foi o suficiente para me modificar. Eu sei que digo que tudo me modifica, mas é a verdade. 
Enfim, eu indico muito! É meio depressivo mas é perfeito. Comprem logo, estão esperando o que?

Classificação:  (5 estrelas)



Então é isso, galerildas. Espero que tenham gostado. Beijinho e até o próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©