segunda-feira, janeiro 26

Bandas que você não pode morrer sem ouvir. #1

Olá, amores. Hoje eu vim conversar com vocês sobre música. Selecionei uma banda incrível que você não pode morrer sem ouvir. Vamos lá?


           Oriente


Oriente é uma banda nacional de rap, criada em 2008 no RJ. As letras são tão carregadas de realidade que, de primeiro momento, até  assusta. Eu, particularmente, prefiro as letras sobre a vida do povo brasileiro, das dificuldades que passamos, corrupção e conscientização que as românticas (que são muito boas também). Escutar (e entender) Oriente mudou a minha maneira de olhar para as coisas que acontecem no nosso dia a dia. Os meninos vieram de comunidades e famílias carentes e, nas suas letras e vidas, nos passam mensagens tão reais que te fazem parar para refletir nas suas ações. Digo com convicção que ouvir esses homens mudou a minha vida. Devo grande parte da pessoa que sou hoje a eles. Aposto que se você der uma escutada com calma em algumas musicas deles também vai mudar - nem que seja um tiquinho. Mesmo que você não goste de rap, você não pode morrer sem ouvir as seguintes musicas dessa banda maravilhosa (e uma das minhas preferidas).
  • Dando nome aos bois - ultima musica lançada por eles, no final do ano passado. Aqui, os meninos citam, fazendo trocadilhos, nomes de políticos envolvidos em corrupção.
  • Medley Nissin - no segundo semestre do ano passado, os meninos gravaram o acústico da banda (recomendo muito! Principalmente pra você que não gosta de rap. As musicas ganharam um tom mais leve, sem ser tão "faladas" - continuam nessa pegada porque é rap, mas é bem mais traquilo, sabe? -, e sem perder suas letras de conscientização/reclamação) e juntaram pedaços de algumas musicas - incríveis por sinal - em um Medley cantado por Nissin (dai o nome Medley Nissin).
  • Até quando Brasil Colônia? - a banda tem uma visão muito original e diferente da maioria sobre a situação do nosso país e nessa musica eles protestam contra o fato de o Brasil continuar vivendo para outros países. O que é dito certo lá fora, é aceito como certo aqui. Nunca percebeu isso? Para pensar: as roupas que estão na moda, os livros que bobam, os padrões de belezas, as tendências e tudo mais, veio de lá de fora. 
  • Terra de Cego - os meninos, mais uma vez, abrem nossos olhos. Dessa vez, não é para a corrupção, é para a vida.  "O único inimigo que pode me vencer sou eu mesmo e também o único que pode me derrotar sou eu mesmo, e mesmo que esteja fraco não me rendo fácil assim. A maior vitória é que uma guerra não comece pois uma guerra iniciada nunca, nunca é interrompida antes do fim."
Uma expressão utilizada pela banda e tatuada por alguns fãs - e lema de vida da maioria (inclusive meu) é maktub. Particípio passado do verbo kitab. É uma expressão característica do fatalismo muçulmano. Maktub significa "estava escrito" ou "tinha que acontecer". É uma forma que os meninos encontraram e compartilharam com a gente de aceitar o destino. Se algo de ruim acontecer, maktub. Se algo de bom acontecer, maktub.


Vou parando por aqui, gente. Eu ia recomendar 5 bandas mas eu não sairia daqui, então vou indicar uma em cada post. Espero que tenham gostado e escutem Oriente. Beijos e até o próximo.

Para ter acesso as musicas da banda, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©